DESINTOMETRIA ÓSSEA

A osteoporose é uma doença do esqueleto caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo que aumenta a fragilidade óssea e o risco de fraturas. O diagnóstico dessa doença se baseia principalmente na avaliação da densidade óssea. Na Clínica Reitmeyer trabalhamos com o densitômetro da marca GE modelo Prodigy Primo, o qual utiliza o método Dual Energy X-Ray Absorptiometry (DXA). A densitometria óssea por DXA é a técnica padrão-ouro para avaliação de massa óssea, sendo um meio não invasivo para realização de diagnóstico e seguimento de tratamento.

Seguimos padrões estabelecidos pela ISCD (International Society for Clinical Densitometry) e ABRASSO ( Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo ) para procedimentos e laudos.Realizamos controle de qualidade diariamente através de testes de segurança com o phantom de QA (quality assurance) e semanalmente com o phantom de alumínio que monitora a exatidão do scanner.

Rotineiramente realiza-se exames em dois sítios, preferencialmente coluna lombar (vértebras L1 a L4) e quadril direito. Há casos especiais que exigem outras posições, como fêmur esquerdo e antebraço. Nas crianças e adolescentes até 19 anos de idade o exame é feito em corpo total e coluna vertebral.

O densitômetro permite também estudo de composição corporal onde se avalia porcentagem de massa magra (músculos) e de massa gorda, especialmente indicado em atletas.

Não há necessidade de preparo, somente a suspensão de medicamentos que contenham cálcio por 3 dias antes do exame ( pode interferir na análise da coluna ) e uso de roupas confortáveis sem metais, zíper, colchetes etc. Já na sala de exame são medidos altura e peso do paciente exigidos pelo programa para controle de dose.

Para exame da coluna o paciente deita-se com uma almofada sob as pernas; para exame do quadril é utilizado um posicionador do próprio equipamento. Para exame de corpo total é orientado jejum de 8 horas, bexiga vazia, roupas leves.

É rápido, tranquilo e indolor. No entanto, como todo exame radiológico, não pode ser realizado em mulheres gestantes ou com suspeita de gravidez.



ORIENTAÇÕES PARA O EXAME

- Se tomar cálcio, suspender o seu uso por 3 dias antes do exame;
- Não é necessário jejum;
- Favor tirar "piercings";
- Não vir com roupas que tenham partes metálicas como zíper, botão, cinto com fivela ou sutiã com fecho metálico;
- Se tiver realizado algum exame contrastado, dar um intervalo de pelo menos 15 dias entre os procedimentos;
- Trazer Rx de coluna, quadril e resultado de outras densitometrias, caso os tenha realizado previamente;
- Para utilização de convênios de saúde, não esquecer a guia autorizada, sem a qual a densitometria não poderá ser feita;
- NÃO PODE SER REALIZADA EM GRÁVIDAS!