COLONOSCOPIA

A colonoscopia é um exame realizado com a passagem do endoscópio pelo ânus para estudo do cólon (intestino grosso) e do íleo (final do intestino delgado) através de vídeo. Também podem ser realizadas biópsias e procedimentos terapêuticos, como a retirada de pólipos e controle de sangramento.
Para evitar desconforto, uma sedação é feita na veia por anestesista, levando a relaxamento e sono durante o procedimento.
Em seguida, o paciente acorda e é encaminhado para Sala de Recuperação onde permanece por aproximadamente 60 minutos com seu acompanhante.
Antes de ser liberado recebe um lanche e o resultado do exame.

PREPARO PARA O EXAME

- No dia anterior ao exame, fazer a alimentação de costume; pela manhã tomar 02 comprimidos de Bisacodil;
- No dia do exame, às 06:00 h da manhã tomar 01 comprimido de ondansetrona (Nausedron ou Vonau) e após 30 minutos misturar 750 ml de MANITOL 20% com 750 ml de água mineral gelada sem gás e algumas gotas de limão. Tomar cada copo em 30 minutos, com PEQUENOS GOLES, LENTAMENTE. Após 1 hora irá começar a diarreia. Continuar tomando até terminar e caminhar. O preparo só estará bom quando estiver evacuando um líquido amarelo, TRANSPARENTE (igual guaraná), SEM resíduos fecais. Caso o Manitol esteja cristalizado, antes de misturá-lo aquecer ligeiramente os frascos em banho-maria e agitar até sua completa dissolução;
- Tomar água, chá sem açúcar e Gatorade (de laranja ou maracujá) à vontade até 2 horas antes do horário da colonoscopia; se sentir fraqueza, chupar uma bala;
- Caso apresente vômitos ou tenha qualquer dúvida em relação ao preparo, entrar em contato com a Clínica através do telefone 3642-0831 que receberá as devidas orientações;
- TRAZER UM ACOMPANHANTE QUE DIRIJA, pois este exame ocorre sob sedação, sendo PROIBIDO dirigir a seguir;
- Para utilização de convênios de saúde, trazer a guia previamente autorizada, sem a qual o exame não será realizado;
- O resultado é entregue no momento da liberação do paciente;

ORIENTAÇÕES APÓS O EXAME

Fazer refeições leves, como sopas ou lanches sem gordura. A partir do dia seguinte retornar à alimentação de costume;

ABSOLUTAMENTE PROIBIDO DIRIGIR NO DIA DO EXAME!

- Permanecer em casa pelo resto do dia e caminhar para a eliminação do excesso de gases;
- NÃO exercer atividades que exijam atenção, nem operar máquinas;
- O paciente poderá apresentar soluço devido ao sedativo que desaparecerá em minutos;
- Entregar o resultado ao médico assistente, não cabendo à Drª Glaucia comentários a respeito do exame nem do tratamento.
- Caso apareça hematoma no local da injeção, fazer calor local com compressa quente úmida na região 3 vezes por dia, até o desaparecimento da alteração;

Esteja ciente de que em todos os procedimentos médicos estão sujeitos a intercorrências. O risco para os exames de Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia, Diagnóstica e Terapêutica é baixo, porém podem ocorrer:

1 - Febre, calafrios
2 - Arritmias cardíacas
3 - Reações anafiláticas (alergia)
4 - Apneia (parada respiratória)
5 - Perfuração
6 - Sangramento

PERGUNTAS FREQUENTES

1) Posso tomar meus medicamentos antes do exame?

Não. Se quiser poderá levá-los para serem tomados na clínica após o exame.
Somente se usar “bombinha” para asma ou bronquite deverá utilizá-la antes de sair de casa.
Se fizer tratamento com anticoagulante, avisar a secretária para eventual suspensão 3 a 5 dias antes do exame.

2) Posso dirigir e trabalhar em seguida?

Não. Como o exame é feito sob sedação, mesmo que o paciente sinta-se totalmente recuperado, a medicação permanece no cérebro por aproximadamente 4 horas, diminuindo os reflexos e o raciocínio. Se necessário, fornecemos atestado para afastamento das atividades no dia do procedimento.